Reflexão: Liturgia do VI Domingo do Tempo Comum, ano B – 14/02/2021

08 de Fevereiro de 2021

"Reflexão: Liturgia do VI Domingo do Tempo Comum, ano B – 14/02/2021"

Nossa missão: construir um mundo novo e liberto do preconceito, do egoísmo, da injustiça e do pecado

Na Liturgia deste Domingo, VI do Tempo Comum, tanto a 1a Leitura (2Rs 5,9-14) como o Evangelho (Mc 1,40-45) nos falam da cura da lepra e nos mostram como o povo considerava esta doença. Alguém contagiado pela lepra era considerado um pecador, tinha que viver isolado da comunidade, era um excomungado, banido, um ‘morto-vivo’. Nem mesmo, tinha direito ao culto (acesso a Deus), pois se considerava que tinha pecado contra Deus. A lepra era símbolo de marginalização, perigosa fonte de contaminação. As leis existentes não se preocupavam com a cura, só ditavam ‘normas’, por isso geravam a exclusão social e religiosa. É neste cenário, ambiente, que Jesus aparece.

A pobreza e a doença eram uma impureza física e o pecado, uma impureza moral. Se tocasse num impuro, mesmo depois de curado, teria que fazer a purificação no templo por meio do rito de expiação (Lv 5, 5-6), confessar os pecados e sacrificar um cordeiro ou cabrito (custo alto). Geralmente, os pobres não podiam realizá-lo (aí entendemos porque Jesus expulsa os vendilhões do templo e porque Maria e José ofereceram pombinhos). Os pobres e atingidos pela doença acabavam pensando que mereciam o que lhes estava acontecendo, carregavam a culpa, a vergonha e a dor perante aos demais. Pesavam sobre eles a culpa e as dores: física e moral.

Jesus, ao se aproximar e tocar neles, desobedece as leis e os liberta de dois pesos: físico e moral. “Tua fé te curou...”, desperta neles o seu valor e dignidade, a consciência dos seus direitos e a esperança de um mundo melhor. Jesus rompe as barreiras do preconceito (tão doentio quanto a lepra). Torna-se marginalizado e não podia mais andar em público. Ele havia previsto, quando mandou o homem embora, pedindo que ficasse calado e se purificasse. Este deveria apresentar-se ao sacerdote para testemunhar contra um sistema que não curava e declarava quem poderia ou não participar da sociedade.

No gesto de Jesus ‘tocar nele’, realiza-se a profecia do Servo de Javé: carregou sobre si os nossos sofrimentos, contraiu o mal que desagrega as forças vivas do homem e assim nos curou na raiz de nosso ser. Carregou nossos pecados e o castigo deles. Isso se realiza, literalmente, em sua paixão e morte, quando morre entre dois malfeitores, ‘fora do acampamento’, fora dos muros da cidade.

Hoje, quem são os banidos, os ‘fora do acampamento’, fora da sociedade, em que se decide por eles e sobre eles, mas sem considerá-los? A sociedade os cria e depois os exclui e marginaliza. Jesus rompe as barreiras do preconceito e resgata a cidadania. Jesus vive, hoje, em todos aqueles que lutam por uma vida melhor, saúde, justiça e dignidade. Jesus está nos grupos organizados: pastorais, movimentos populares e outros segmentos que testemunham a compaixão, a solidariedade, que militam em partidos políticos que exercem o mandato visando ao bem comum, o bem dos excluídos e marginalizados e não só visando a seus interesses, mantendo privilégios e favorecendo a lei do mercado.

Qual a pior das lepras hoje? A lepra da alma é mais contagiosa, arranca a paz da consciência, torna amarga a vida e deixa efeitos trágicos para esta e para outra vida. Sem o devido tratamento, haverá o fim e a morte eterna.

Qual o remédio? Como curar-se? A cura vem pela medicina divina, pela graça de Deus: Aproximou-se de Jesus suplicando-lhe de joelhos... limpa-me... Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-lhe”.  O doente não gritou sua condição humana, mas a fé em Jesus, de joelhos, isto é, com autêntica interioridade, humildade. O doente é tocado com carinho, com a medicina do coração.

 

Dicas para progredir na cura:

1º) Não ficar à distância, alheio aos acontecimentos, “o doente chegou perto de Jesus”;

2º) Tomar a iniciativa, participar, rezar, “de joelhos pediu”, estudar a bíblia, o catecismo: “O conhecimento de Deus é a vida do Homem”. 

3º) Tomar cuidado para não legitimar o ditado popular que diz: “Pau que nasce torto, cresce torto e morre torto”, isso seria perder a esperança no humano, perder a fé. Quando alguém diz que o outro não presta, que é um perdido, que não tem jeito, que se deve ficar longe e desistir de ajudá-lo, é perder a fé. Jesus, na cruz, não desiste de acreditar no humano e pede por nós: “Pai, perdoa-lhes porque eles nãos sabem o que fazem”. Se eles te conhecerem, Senhor, certamente, mudarão para melhor. Nossa missão é como a de Jesus: resgatar a aliança com Deus. Exemplo: Se vemos cacos de vidros, logo deduzimos: algo se quebrou. Quem são os cacos e o que se quebrou? Ninguém nasce mau, somos imagem e semelhança do criador. Portanto, pecar contra o irmão (ã) é pecar contra o Criador que, ao criar o ser humano, “viu que era muito bom”.

Por fim, Paulo, na 2ª leitura (1Cor 10, 31-11,1), nos mostra como devem ser as atitudes dos cristãos diante dos diferentes. Ele nos diz que somos todos responsáveis pelo crescimento e amadurecimento dos outros, que devemos buscar sempre a solidariedade comunitária e não os interesses próprios, que devemos viver como Cristo, pois Cristo é o modelo que devemos imitar: “Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”.

Rezemos

Senhor Jesus, que tomastes sobre vós os nossos pecados e carregastes as nossas misérias, ajudai-nos a partilhar com os irmãos e irmãs mais desamparados o peso do sofrimento, para dar a todos o auxílio da vossa esperança. Vós que sois Deus, com o Pai na unidade do Espírito Santo, Amém.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Pe. Leomar Antonio Montagna

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR