Reflexão litúrgica: sexta-feira, 29/12/2023, 5° Dia na Oitava de Natal

28 de Dezembro de 2023

"Reflexão litúrgica: sexta-feira, 29/12/2023, 5° Dia na Oitava de Natal"

O CONHECIMENTO DE DEUS SE DEMONSTRA POR UMA PRÁTICA CONCRETA 

Na Liturgia desta sexta-feira, 5° Dia na Oitava do Natal, na 1ª Leitura (1Jo 2,3-11), vemos que o conhecimento de Deus se demonstra por uma prática concreta, isto é, quando a pessoa faz a vontade de Deus. Essa vontade foi revelada e concretizada em Jesus e consiste no mandamento novo de “nos amar uns aos outros, como Cristo nos amou”. E é a prática do mandamento do amor que faz as pessoas e os grupos sociais saírem do próprio egoísmo e do isolamento, que geram a morte, para viverem as relações fraternas que geram a vida. 

No Evangelho (Lc 2,22-35), vemos que todo primogênito pertencia a Deus, e devia ser resgatado por meio de um sacrifício. Nessa ocasião, também se fazia a purificação da mãe, e se oferecia um cordeiro. Quem era pobre podia oferecer dois pombinhos, em lugar do cordeiro (Lv 5,1-8). O Messias nasce como dominado, em lugar pobre, e vem pobre, para os pobres. 

Simeão e Ana também representam os pobres que esperam a libertação. E Deus responde à esperança deles. O cântico de Simeão relembra a vida e missão do Messias: Jesus será sinal de contradição, isto é, julgamento para os ricos e poderosos, e libertação para os pobres e oprimidos. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR