Reflexão litúrgica: terça-feira, 13/02/2024 – 6ª Semana do Tempo Comum

12 de Fevereiro de 2024

"Reflexão litúrgica: terça-feira, 13/02/2024 – 6ª Semana do Tempo Comum"

COMPREENDER JESUS NOS SINAIS DOS TEMPOS, ISTO É, EM NOSSA REALIDADE 

Na Liturgia desta terça-feira, 6ª Semana do Tempo Comum, vemos na 1ª Leitura (Tg 1,12-18) que para o Apóstolo Tiago, é blasfêmia dizer que Deus tenta o ser humano, pois Deus não quer levar ninguém a cometer pecado. A tentação nasce dentro da própria pessoa, continuamente fascinada pelo desejo de autossuficiência, que lhe promete poder, riqueza e prazeres. Levado à prática, esse desejo contraria o projeto de vida de Deus na história e por isso se torna pecado, acarretando todas as formas de morte. 

O texto ressalta que Deus é autor apenas do bem e daquilo que leva ao bem. Jamais conduzirá alguém à morte, pois o seu projeto é dar vida, e vida em plenitude. O supremo bem realizado por Deus é gerar pessoas para uma vida nova, comunicada pelo Evangelho, Palavra da verdade. 

No Evangelho (Mc 8,14-21), vemos que os discípulos se preocupam por não terem acumulado pão. Jesus chama a atenção deles para não ficarem presos a um sistema que visa a acumular coisas para ter segurança (fermento dos fariseus e de Herodes). É preciso confiar na partilha: tudo o que se reparte, torna-se até mais do que suficiente. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.  


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças - Sarandi - PR