Conselho Nacional do Laicato do Brasil da Arquidiocese de Maringá (CNLB-AMGÁ)

Um Conselho Diocesano de Leigas e Leigos (CDL) é um organismo da Igreja Católica, para articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas em nível diocesano.

No CDL, participam somente os leigos e leigas, e estes buscam articular e organizar a ação do laicato no cumprimento de sua vocação e missão na Igreja, sobretudo na sua presença evangelizadora na sociedade.

Todos os batizados são corresponsáveis na evangelização da sociedade, mas aos Conselhos de Leigas e Leigos é atribuída a tarefa imensa e difícil de levar os cristãos leigos e leigas a agirem na transformação, por dentro das estruturas sociais.

Não se trata de um espaço de negação e sim, de afirmação da pertença à ideia de Comunhão Eclesial e que deve mostrar a sua importância e o lugar ímpar que ocupa nesta comunhão eclesial.

A organização dos CDLs em nível nacional, é dado o nome de CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil. O CNLB busca um fortalecimento e reconhecimento interno, junto à Igreja Católica. Ele também busca ser uma extensão da Catequese da Igreja na sociedade, apresentando-se como um espaço propício para a revelação de uma Igreja em saída, que testemunha a Boa Nova do Evangelho e que para isto, está sempre atento aos documentos da Igreja e sobretudo ao nosso 24º Plano da Ação Evangelizador (PAE, 2017-2020) e este nos pede para empoderar os cristãos católicos, para que possam testemunhar na sociedade, a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, transformando as suas demandas locais em propostas efetivas de políticas públicas.

Fale com o CNLB – Maringá

DIRETORIA DO CONSELHO

- Presidência: Nacyr Cury

Região Pastoral Paranacity - Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Nova Esperança-PR)