Novena de Natal 2019 propõe o envolvimento das crianças

06 de Novembro de 2019

Novena de Natal 2019 propõe o envolvimento das crianças

O primeiro volume dos subsídios elaborados pelo Regional Sul 2 da CNBB é a Novena de Natal. O material está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), que convidam as comunidades a serem “casas” acolhedoras, como viviam os primeiros discípulos de Jesus.

“Os discípulos de Jesus Cristoreuniam-se comunitariamente em casas particulares, a exemplo do Cenáculo, ondeeles se encontravam no dia de Pentecostes (At 2,1-3). Em uma casa, geralmente,reunia-se um pequeno grupo dos que procuravam escutar o chamado do Senhor eresponder a ele pela vivência da comunhão e da missão” (DGAE 2019-2023, n. 75).

Nessa linha, os nove encontros daNovena de Natal foram elaborados para serem realizados nas casas de família, quese tornam, neste período de advento, pequenas comunidades eclesiais.

O roteiro dos encontros possui umalinguagem de fácil compreensão, permeada pela espiritualidade do Advento, traza leitura orante da Palavra de Deus, dinâmicas, testemunhos, mensagem do PapaFrancisco (também narrada em áudio) e propõe gestos concretos. Além disso, esteano apresenta a novidade de trazer desenhos bíblicos, que fazem parte dadinâmica do encontro, para serem ilustrados pelas crianças.

Cada livrinho de Novena traz tambémum panfleto com a imagem da capa para ser afixado na porta da casa de cadafamília e, a cada 100 livros, um cartaz para a Paróquia, Comunidade ou Capela.

É um subsídio que visa preparar bemas famílias para a grande celebração do Natal, envolvendo a todos, efortalecendo a vida fraterna em comunidade.

Confira o vídeo de apresentação da Novena de Natal 2019: “Nasceu para vós o Salvador!” (Lc 2, 11).