Coronavírus e os moradores de rua em Maringá

28 de Março de 2020

Coronavírus e os moradores de rua em Maringá

Nós do Albergue Santa Luiza de Marillac estamos unidos a todos nos processos de prevenção e contenção da Covid-19 e não interrompemos nossos serviços. Estamos com alguns fluxos novos e, por sermos uma das referências para nossos irmãos vulneráveis de toda a região e para outros serviços de assistência.

Comunicamos: 

1- Nosso público interno - homens e mulheres acolhidos na Casa de Passagem (acolhimento institucional para até 3 meses) - está em isolamento social nas dependências internas do Albergue.

2- Nosso público externo - irmãos (ãs) acolhidos para as assistências diárias de café da manhã, almoço, jantar, entrega de roupas limpas e banhos - continua sendo assistido como de costume, porém em nossa casa/ambulatório (antigas dependências do Centro Pop), sendo preservados os devidos cuidados.

3- A casa/ambulatório servirá de alojamento masculino e feminino temporário para aqueles que pretenderem ingressar no isolamento social do Albergue, onde previamente, aguardarão em quarentena para os devidos cuidados e avaliação.

4- Estamos num grande movimento de conscientização, especialmente para o público externo, onde instruímos sobre os cuidados e a necessidade de prevenção e isolamento.

5- Continuamos necessitando de doações de roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal, além de máscaras e luvas. Temos condições de receber a todos com a devida cautela.

6- Continuamos firmes no bom propósito da oração e confiança na Divina Providência e em intercessão por todo o mundo.

Concluímos:

- O público externo tem aumentado. Pessoas que nunca acessaram os serviços começam a aparecer.

- Não é fácil deixar a liberdade das ruas, muitas vezes por causa da dependência do álcool e outras drogas, o que dificulta o processo de isolamento.

- Continuaremos insistindo, orientando, prevenindo, recomendo o isolamento.

- Disponibilizaremos as vagas, quantas forem necessárias e estiverem ao nosso alcance de capacidade, sem ferir a segurança e responsabilidade da prevenção.

Sugerirmos:

- Que o contato direto com nossos irmãos em situação de rua poderia ser restrito às equipes especializadas de abordagem social do poder público e para os serviços de acolhimento capacitados.

Que o Senhor nos abençoe e nos livre de todo o mal.Santa Luíza de Marillac, rogai por nós!


Frei Carlos Burdini, FNPD 

Albergue Santa Luiza de Marillac de Maringá - “Há 61 anos, Promovendo o Amor”