“Vamos aumentar as parcerias”, diz Dom Severino na ACIM

15 de Setembro de 2020

“Vamos aumentar as parcerias”, diz Dom Severino na ACIM

“Precisamos estar juntos. Governo, empresas, terceiro setor, Igrejas. Vamos aumentar as parcerias”. Essa foi uma das frases do Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, no encontro com lideranças da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), realizado na manhã desta terça-feira, 15 de setembro de 2020.

Essa foi a primeira visita de Dom Severino à sede da ACIM. O Arcebispo aceitou o convite da entidade para participar de uma apresentação de duas horas sobre o trabalho desenvolvido pela ACIM e outras entidades da sociedade civil organizada, entre elas o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o Observatório Social de Maringá (OSM), Instituto Cultural Ingá (ICI) e o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg).

“O desenvolvimento de Maringá se deve muito à participação da Igreja, na pessoa do primeiro Arcebispo Dom Jaime Luiz Coelho, nos campos da educação, cooperativismo, comunicação. Queremos dar continuidade a este trabalho de planejamento em parceria com a Arquidiocese”, disse o ex-presidente do Condem, Luiz Fernando Ferraz.

Em uma das apresentações, a presidente do Observatório Social de Maringá, Giuliana Lenza, destacou a parceria com a Igreja Católica na luta por uma sociedade mais “ética”.

“Nossa entidade foi fundada com a importante presença da Igreja. Na época precisávamos de uma liderança que pudesse ser a articuladora de um grande movimento pela ética e tivemos a Irmã Cecília Inês Ferrazza como a primeira presidente da Sociedade Eticamente Responsável (SER Maringá), em 2004”, relatou.

Depois de ouvir as apresentações, Dom Frei Severino agradeceu a acolhida que está recebendo dos maringaenses e se dirigiu aos empresários com otimismo. “Eu vejo aqui uma sociedade organizada e exemplo para o Brasil. Parabéns pela visão de futuro que vocês têm. Vamos caminhar juntos”, disse o Arcebispo.

O vice-presidente da ACIM, professor José Carlos Barbieri, manifestou admiração pela fala de Dom Severino. “Fico muito feliz com a visão de sociedade que o senhor tem. Isso nos alegra”.

Dom Severino esteve acompanhado do vigário geral da Arquidiocese de Maringá, padre Virgílio Cabral dos Santos.

Veja fotos da reunião aqui - Fotos de Ivan Amorin/ACIM

Image title