Padre Genivaldo é nomeado Coordenador da Ação Evangelizadora

18 de Setembro de 2020

Padre Genivaldo é nomeado Coordenador da Ação Evangelizadora

O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, nomeou o padre Genivaldo Ubinge Coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá. Padre Genivaldo é reconduzido à função depois de ter deixado a coordenação logo após a renúncia do Arcebispo Dom Anuar Battisti.

Veja a entevista com Everton Barbosa

Desde 2017, três padres coordenavam a Ação Evangelizadora: padres Ivaldir Camaroti dos Reis, Emerson Cícero de Carvalho e Genivaldo Ubinge.

Na carta de nomeação, Dom Frei Severino destacou o desejo para que a Arquidiocese de Maringá seja uma “Igreja cada vez mais sinodal”. “O termo grego sínodo significa ‘caminhar juntos’. Quero uma Igreja em que todos são chamados a caminhar juntos, valorizando a escuta e o diálogo”, disse.

Leia o documento na íntegra

“Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.”  Tema da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, outubro de 2022.

Caríssimos Presbíteros, Diáconos, Religiosos(as) e

Membros do CAAE – Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora.

Por meio destas poucas linhas, quero estar próximo a vocês, como pai, irmão e amigo, e, unidos nesta Igreja Particular de Maringá, iremos, sempre, em diálogo e comunhão, assumir a grande causa de Jesus, o anúncio do Evangelho, a alegria da salvação.

Meu desejo e meu empenho, juntamente com cada um de vocês e com todo o povo de Deus, é conduzir uma Igreja que seja cada vez mais sinodal. O termo grego “sínodo” significa ‘caminhar juntos’. Quero uma Igreja em que todos são chamados a caminhar juntos, valorizando a escuta e o diálogo. O Papa Francisco ressalta a “escuta” como exigência fundamental para a sinodalidade dizendo: “uma Igreja sinodal é uma Igreja da escuta, ciente de que escutar é mais do que ouvir. É uma escuta recíproca, onde cada um tem algo a aprender” (Discurso, 17/10/15, Comemoração do 50º da Instituição do Sínodo dos Bispos).

A estrutura de nossa Igreja, com seus Conselhos e pessoas que ajudam o bispo em sua missão, já favorecem uma caminhada sinodal. Eu, mais ainda, por experiência própria, preciso que o Vigário Geral, o Ecônomo, o Chanceler e o Coordenador da Ação Evangelizadora me auxiliem mais de perto, pois, antes de levar qualquer assunto para as devidas instâncias, gosto de rezar, falar, ouvir e refletir. Somente assim poderei, com todos vocês, conduzir a nossa arquidiocese na sinodalidade, e dinamizar a ação evangelizadora, sempre em comunhão e com alegria.

Em nossa arquidiocese estava faltando a figura do Coordenador da Ação Evangelizadora. Na reunião do Conselho Presbiteral do dia 03/09/20, decidiu-se que, por este primeiro momento, não fizéssemos uma eleição do coordenador na reunião conjunta do clero, mas que o bispo ouvisse os três padres que eram coordenadores para ver a possibilidade de um deles assumir a coordenação. Após uma conversa fraterna e frutuosa com os três, o padre Genivaldo Ubinge passou a ser o nosso novo Coordenador da Ação Evangelizadora.

Nossa arquidiocese sempre teve uma caminhada pastoral expressiva, por isso, juntos, buscaremos fazer com que cada Conselho, Pastoral, Movimento, Serviços e outros organismos compreendam, reconheçam e vivam a sua identidade, missão e protagonismo, portanto, ainda temos um longo caminho a percorrer.

Conto com cada um de vocês!

Maringá, 14 de setembro

Festa da Exaltação da Santa Cruz – de 2020.

Dom Frei Severino Clasen, OFM

Arcebispo de Maringá