Bispos se reúnem para avaliar encerramento dos cursos presenciais da PUC em Maringá

25 de Fevereiro de 2021

Bispos se reúnem para avaliar encerramento dos cursos presenciais da PUC em Maringá

Bispos das dioceses que fazem parte da Província Eclesiástica de Londrina e da Província Eclesiástica de Maringá se reuniram na manhã desta quinta-feira (25), em Maringá, para avaliar as consequências do encerramento das atividades presenciais da PUCPR Câmpus Maringá. Representantes da PUC participaram do encontro.

Esta semana a PUC divulgou que as atividades presenciais no Câmpus Maringá serão encerradas a partir de agosto deste ano, permanecendo apenas com a modalidade EAD. A decisão, recebida com surpresa por vários setores da sociedade maringaense, também afeta a própria Igreja Católica.

Os representantes da PUC ouviram dos bispos o pedido de esclarecimento das decisões tomadas pela universidade. Os seminaristas da etapa da filosofia das dioceses de Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão, Maringá, Londrina e Cornélio Procópio estudam no Câmpus Maringá, e a retirada dos cursos presenciais, incluindo o de filosofia, afeta diretamente a estrutura montada pelas dioceses para manter os seminaristas morando em Maringá.

O Arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, que também preside a Associação Paulo VI - composta pelas oito dioceses que fazem parte das Províncias de Londrina e Maringá, disse que este é um momento delicado e que os bispos estudam soluções para que os estudantes não sejam prejudicados.

“As dioceses fizeram investimentos aqui em Maringá, pois construímos casas para a formação dos seminaristas. A PUC precisa dar algumas respostas para que possamos encaminhar essa situação. O desejo dos bispos é que a filosofia permaneça em Maringá”, disse Dom Geremias.