Comunicado ao povo de Deus na Arquidiocese de Maringá

Comunicado ao povo de Deus na Arquidiocese de Maringá

Estimado Povo de Deus

Paz e Bem!

“Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha, a sós” (Mc 9,2).

Em plena Quaresma, tempo de revisão de vida, somos convidados a nos retirar e permanecer com Jesus. Tempo de intensificar a vida de oração em família. No silêncio com Jesus, no aconchego do lar, nos protegermos para vencer o coronavírus. Depois poderemos louvar a Deus, celebrar a Eucaristia como o ápice da nossa fé no Cristo Ressuscitado.

Estamos no limite das capacidades nos hospitais. São necessárias medidas de maior restrição de circulação de pessoas. Nossa palavra de solidariedade e apoio a todas as pessoas que estão sofrendo por causa da pandemia: pessoas infectadas, tantas já falecidas, trabalhadores de todas as áreas e ramos da economia angustiadas pelas perdas e insegurança em relação aos meios de garantir sua subsistência. Mantenhamos a coragem, não estamos sozinhos. Deus está conosco, Ele não nos abandonou.

Agradecemos o empenho e dedicação de todos e todas no combate ao coronavírus e proteção da vida. Agradecemos todo empenho pessoal de autocuidado e proteção para não adquirir e transmitir o coronavírus; agradecemos as comunidades religiosas, empresas, organizações de trabalhadores, instituições públicas e privadas de saúde, segurança e informação.

A todos que têm assumido a sua responsabilidade, tomando as medidas necessárias para conter os avanços da pandemia, proteger os empregos e garantir os meios de manutenção da vida, os recursos para o tratamento dos enfermos graves, nosso muito obrigado.

A situação é grave. Em vista disso, acolhemos em espírito de cooperação as medidas do governo do Estado referentes às atividades religiosas. Assim, as atividades com participação presencial de fiéis ficam suspensas no período de vigência do decreto, podendo ser realizadas na modalidade on-line. As igrejas e secretarias paroquiais permanecerão abertas para atendimentos individuais.

Exortamos a todos para alguns cuidados:

1) Padres, diáconos e lideranças leigas tenham atenção redobrada às pessoas mais vulneráveis e em maior situação de sofrimento para garantir-lhes o apoio espiritual e material necessários;

2) Zelo em todos os protocolos de prevenção ao contágio do coronavírus;

3) Fazer deste tempo um momento oportuno de recolhimento e oração dentro da vivência quaresmal; é diante do Senhor, que está sempre presente, “vê o que está oculto”, encontraremos força e luz para vivermos estes momentos;

4) Evitar sair de casa, restringindo-se àquilo que for indispensável; não saia de casa, circulando nos ambientes públicos ou eclesiais a pessoa que testou positivo para COVID-19, que está ou esteve recentemente em contato com pessoas que testaram positivo; que apresentou sintomas de COVID-19, por amor de Deus, não saia de casa;

5) Cuidar para não espalhar desinformação ou mensagens que negam o risco e gravidade da pandemia.

Conclamamos as autoridades públicas que coordenem esforços nas medidas necessárias de prevenção e tratamento da COVID-19. Cada qual na sua esfera de responsabilidade e agindo coordenadamente, tomem as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel; garantam os auxílios emergenciais aos trabalhadores, empresas na busca de proteção do emprego; segurança aos trabalhadores no deslocamento para o trabalho e nos locais de trabalho, na vacinação e tratamento da doença.

Que o tempo quaresmal, nos ensine a conversão no cuidado e na proteção da vida. Jesus deu sua vida por todos nós. Deus nos livra o quanto antes da pandemia. Façamos a nossa parte.

Dom Frei Severino Clasen, ofm

Arcebispo Metropolitano de Maringá - PR