Arquidiocese de Maringá participará da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

05 de Junho de 2021

“Somos todos Discípulos Missionários em saída” é o lema da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que será realizada de 21 a 28 de novembro no México.

Convocada pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), com apoio do Papa Francisco, até novembro a Igreja fará “um amplo processo de escuta para discernir a vontade de Deus e o apelo que Ele faz como Igreja nesta região do mundo, 14 anos após a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em 2007 em Aparecida”.

Para que, de forma organizada, a Arquidiocese de Maringá participe do processo de escuta, a coordenação da Ação Evangelizadora apresentou a metodologia da assembleia aos padres e leigos, em reunião on-line realizada na manhã de sábado, 05 de junho.

Mais de 100 pessoas participaram do encontro. Na abertura da reunião, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, motivou o Povo de Deus a participar ativamente da assembleia. “É para todos. Todos são convidados a colaborar, a falar sobre o que pensa sobre a nossa vivência como Igreja, a reconhecer a realidade e a projetar o futuro”, disse.

A metodologia da fase de escuta foi apresentada pelo padre Eduardo Batista, mestre em Planejamento Pastoral, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Maringá.

De acordo com padre Eduardo, “ao invés de promover uma nova conferência episcopal, o CELAM decidiu que seria mais eficaz promover um processo de escuta nas dioceses, para ver o que avançou após a conferência de Aparecida, do que promover uma nova conferência neste momento de pandemia”.

A Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe está sendo promovida em um modelo sem precedentes. Pelo site do CELAM, todos podem participar por meio de formulários/questionários que já estão disponíveis para consulta e preenchimento.

Os documentos podem ser acessados aqui https://asambleaeclesial.lat/escucha/

Sínodo

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe está inserida no processo preparatório do Sínodo convocado pelo Papa Francisco. Em outubro de 2021, o Papa dará início a um caminho sinodal de três anos, articulado em três fases: diocesana, continental, universal. Após consultas e discernimento, o Sínodo culminará com a assembleia agendada para outubro de 2023 em Roma.

Será o primeiro Sínodo realizado na Igreja Católica Apostólica Romana de forma descentralizada, com metodologia de escuta das Igrejas particulares, as dioceses.

Abertura em Maringá

A fase arquidiocesana do Sínodo será aberta oficialmente em celebração eucarística marcada para domingo, 17 de outubro, às 15h na Catedral de Maringá.

Sob a presidência do Arcebispo Dom Frei Severino Clasen, a Santa Missa terá a presença de representantes paroquiais, membros da Coordenação Arquidiocesana da Ação Evangelizadora (pastorais, movimentos e organismos) e do Clero.