Terço dos Homens realiza primeiro Encontro Arquidiocesano em Maringá

11 de Agosto de 2022

Terço dos Homens realiza primeiro Encontro Arquidiocesano em Maringá

No dia 31 de julho de 2022 foi realizado no Santuário da Mãe Rainha o primeiro Encontro Arquidiocesano para os Coordenadores do Terço dos Homens das paróquias da Arquidiocese de Maringá.

Dentre as 59 paróquias, 50 se fizeram presentes. O objetivo desse encontro foi incentivar os participantes para que todas as paróquias tenham uma coordenação do Terço dos Homens.

Neste encontro foi eleita a Coordenação Diocesana tendo em vista resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família cristã e consequentemente para que tenhamos uma sociedade mais justa, ética e solidária.

Importante ressaltar que foi para nos ajudar na obra da nossa salvação que a Santíssima Virgem Maria disse aos fiéis que rezassem o Rosário, os mistérios sagrados da vida de Jesus Cristo.

Como filhos amados de Deus nós não só adoramos e glorificamos seu Filho Jesus no Sacramento da Eucaristia, mas também por meio do Rosário meditamos e buscamos modelar nossa vida imitando os atos e as virtudes de Jesus Cristo.

Os filhos imitam os pais vendo-os e conversando com eles, aprendem a linguagem ouvindo-os falar; o aprendiz de um ofício se forma vendo e praticando a forma que o mestre trabalha. Assim também os fiéis devotos do Rosário se tomam semelhantes ao Divino Mestre, podem contar com o socorro de sua graça e da intercessão da Virgem Maria.

Rezando o Rosário com devoção e seriedade em seus mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos, nós também interiorizamos as ações de Jesus e nos fortalecemos na caminhada de fé para não sucumbir diante das intempéries da vida.

O Rosário nos anima enquanto Comunidade Cristã, nos eleva intensamente ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo; purifica as nossas almas do pecado; nos torna vitoriosos sobre todos os nossos inimigos; nos ajuda na vivência da caridade; nos abrasa do amor de Jesus Cristo; nos enriquece de graças e méritos; nos mergulha na espiritualidade de comunhão com Deus e com nossos semelhantes, e, por fim, nos abre horizontes para obter de Deus toda espécie de graças que necessitamos.

Feliz quem invoca e implora com devoção a intercessão da Virgem Maria! “Feliz o homem que me obedece, vigiando todos os dias em minha porta, esperando na entrada de minha casa” (Pr 8,34).

Concluindo, podemos dizer: Bem-aventurado quem ouve os conselhos divinos e permanece constantemente à porta de sua misericórdia, invocando sua intercessão e o seu auxílio.

Crezio Ap. S. Freire

Coordenador Terço dos Homens da Arquidiocese de Maringá