Nos dias 10 e 11 de outubro, foi realizado na Arquidiocese de Maringá o Encontro Arquidiocesano da Ação Sociotransformadora, com o tema: “Pastoral Social”. O encontro propôs fomentar uma reflexão sobre a Dimensão Socioestrutural da Caridade Cristã.
O primeiro dia do encontro foi dedicado aos presbíteros e teve como foco a reflexão sobre a centralidade da justiça social na missão evangelizadora. Destacou-se que o compromisso com os pobres e com a transformação das estruturas de pecado — que geram exclusão e desigualdade — não é algo secundário, mas parte essencial da fé cristã e da própria identidade da Igreja.
Já no dia 11, o encontro reuniu diáconos, agentes das pastorais sociais, representantes de movimentos e organismos, em um dia inteiro de formação e partilha, aprofundando a dimensão social da fé e o chamado à presença profética da Igreja nas diversas realidades de dor e esperança.
O encontro foi assessorado pelo Pe. Francisco de Aquino Júnior, presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte (CE), doutor em Teologia. Com profundidade e clareza, o Pe. Francisco conduziu as reflexões a partir do horizonte da opção preferencial pelos pobres, chamando a atenção para a urgência de uma pastoral social enraizada no Evangelho e comprometida com a transformação das estruturas injustas que ferem a dignidade humana e contradizem o projeto de Deus.
Foram dias marcado por um clima de comunhão e partilha, reafirmando o compromisso da Arquidiocese de Maringá com uma Igreja em saída, samaritana e profética.