Arquidiocese reúne 350 lideranças para discutir 24° Plano da Ação Evangelizadora

08 de Agosto de 2016

Nesse domingo (07 de agosto) foi realizada pela primeira vez na Arquidiocese de Maringá uma pré-assembleia arquidiocesana. O evento antecede a Assembleia Arquidiocesana a ser realizada no dia 11 de setembro, para a votação e aprovação do 24°Plano da Ação Evangelizadora. O plano é uma espécie de “Planejamento Estratégico” da Igreja em Maringá para os próximos quatro anos.

Os trabalhos foram iniciados pela manhã com a celebração eucarística presidida pelo arcebispo dom Anuar Battisti e concelebrada pelos padres que compõem o Conselho da Ação Evangelizadora da Arquidiocese. No decorrer do dia vários padres passaram pela pré-assembleia. Destaque para a participação dos 12 seminaristas que estão cursando a Teologia.

Segundo o padre Israel Zago, coordenador da Ação Evangelizadora, a ideia de se realizar uma pré-assembleia foi decidida em conjunto com as lideranças para criar um momento de oração e partilha a partir de todos os projetos e prioridades enviados para a Arquidiocese.

O momento de espiritualidade foi conduzido pela Ir. Judite Delmassa, coordenadora arquidiocesana da Catequese. A Irmã proporcionou um momento de relaxamento que culminou com a oração por meio da Palavra de Deus. Momento propício para pedir a luz do Espírito Santo sobre todos os projetos a serem votados na Assembleia e que nortearão os serviços da Igreja pelos próximos quatro anos.

As lideranças puderam partilhar sobre as experiências vividas em comunidades na preparação e indicação das prioridades e projetos. Durante as partilhas as lideranças foram unânimes em uma preocupação: Uma Igreja em saída que vai ao encontro do outro.

Das prioridades enviadas para a Arquidiocese, 09 entraram na síntese que norteará a votação no dia 11 de setembro: família, dimensão missionária, juventude, CEBs e animação bíblica, comunicação, evangelização no mundo urbano, meio ambiente cuidado com a casa comum, serviço da vida plena para todos-promoção da vida e iniciação à vida cristã. Paralelamente com as 09 Prioridades foram destacados 29 Projetos.

No final do evento, que teve a participação de 350 lideranças, padre Israel, junto à Ação Evangelizadora delegou coordenadores e secretários para atuar nos grupos de discussões na Assembleia do dia 11 de setembro que acontecerá no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória em Maringá.

O processo que culminará com a Assembleia Arquidiocesana teve início há um ano, onde foram enviados materiais de avaliação. O método a ser usado será o VER-JULGAR-AGIR, que já é habitual nos trabalhos diocesanos. Também foi usada como instrumento uma pesquisa por amostragem, realizada em 2007 sobre a atuação da Igreja. Não obstante, foram observados os Documentos da Igreja, sendo preparada uma síntese que auxiliou as lideranças nos estudos.

“Pedimos sempre as orações, a invocação do Espírito Santo, que é o protagonista da evangelização, para que estejamos atentos para ouvirmos sua voz e decidirmos não o que nos interessa, mas o que o Espírito nos pede”, destaca o coordenador da Ação Evangelizadora, padre Israel Zago.

Com informações de Fabiana Ferreira

Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maringá