Arquidiocese de Maringá marca presença em Encontro Estadual de Comunicação

21 de Fevereiro de 2017

Arquidiocese de Maringá marca presença em Encontro Estadual de Comunicação

Os comunicadores paranaenses foram recebidos no Centro Diocesano de Formação Dom Eliseu Simões Mendes, em Campo Mourão/Paraná, nos dias 18 e 19 de fevereiro. O Encontro foi marcado por momentos de partilha, apresentação de trabalhos concretos, discussões relacionadas aos desafios próprios da Pastoral, cujos objetivos são, além de trocar experiências, apontar e discutir novos caminhos para a comunicação católica, seja no Estado ou em âmbito nacional.

A Arquidiocese de Maringá enviou 05 representantes que atuam nas paróquias e/ou meios de comunicação: Fabiana Ferreira (Coordenadora Arquidiocesana da Pascom e jornalista da Revista Maringá Missão); Honeide Lima, Gabriel Henrique R. Postai e Adriana Vieira (Agentes da Pascom Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu) e Rui (Diretor da Rádio Comunitária São Francisco FM).

A coordenadora arquidiocesana da Pascom destaca que esses momentos são muito ricos, visto que as experiências partilhadas motivam a caminhada de todos: “Às vezes pensamos que a insistência na caminhada é um tempo perdido, porém quando ouvimos e vemos tantos serviços sendo realizados, notamos que temos uma Igreja muito bem servida de pessoas comprometidas com a evangelização através dos meios de comunicação e assim, cada um fazendo um pouco, o trabalho se torna grande e frutuoso”, comenta.

Para o coordenador da Pastoral da Comunicação no Regional Sul II, jornalista Jorge Teles dos Passos o Encontro incentiva e motiva os trabalhos para os próximos meses de 2017 nos direcionando e focando nos interesses da Igreja. Já Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava e referencial para a comunicação no Paraná, salientou que a cada Encontro de Comunicação é plantada uma semente, onde cada um se responsabiliza em regá-la para que ela não morra. “Mesmo que seja uma gotinha de cada vez, precisamos regar esta planta, estas ideias, para que tudo vingue e dê bons frutos. A comunicação no Regional Sul 2 vem crescendo muito nos últimos anos, mas sabemos que temos um longo caminho a percorrer. É preciso regar sempre esta semente e mantê-la protegida dos contratempos”, advertiu Dom Wagner.

Das 18 dioceses que compõem o Regional Sul II da CNBB, 13 estiveram representadas por 55 comunicadores católicos. De acordo com o Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Mário Spaki o número de pessoas demonstra o quanto o trabalho está crescendo a cada encontro. Para o sacerdote a comunicação da Igreja Católica é de extrema importância para se chegar às pessoas, seja na evangelização ou assuntos da sociedade. “Somos seres comunicadores e em cada Encontro Estadual, eu percebo que há uma grande evolução. Todo este esforço, nos mostra com clareza que está valendo a pena e estamos no caminho certo”, avaliou padre Mario.

Formação

No sábado, 18 de fevereiro as atividades se concentraram em dois momentos: 1. Formação em Fotografia Religiosa – O curso foi ministrado por representantes da Agência Adora que é especializada em Comunicação Católica. Os palestrantes discursaram sobre a importância de se “pensar a fotografia/imagem como um objeto de evangelização” – um novo olhar sobre a forma de fotografar nas paróquias buscando mais espiritualidade nas imagens.

2. Após a participação na celebração da Santa Missa houve a partilha de experiências, onde as dioceses, por meio de seus comunicadores expõem e apresentam os trabalhos que estão sendo realizados no âmbito da comunicação.

No domingo, 19, posteriormente a um momento de espiritualidade representantes da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, fizeram o lançamento oficial do Segundo Mutirão de Comunicação paranaense (Muticom) que será realizado na Capital do Estado de 07 a 09 de julho, cujas inscrições já estão abertas.

Outro grande passo alcançado já na conclusão do Encontro foi a possibilidade de implantação de um portal de notícias envolvendo a Rede Rádios Católicas do Paraná/RCR – no ato da votação 08 rádios se dispuseram a criar a RCR/PR, que se construirá  através de notícias das Arqui/dioceses.

O próximo Encontro será realizado na diocese de Palmas/Francisco Beltrão em fevereiro de 2018.

Fabiana Ferreira /Pascom Arquidiocese de Maringá