Inscrições abertas para a Escola de Cultura, Fé e Política

08 de Fevereiro de 2018

Inscrições abertas para a Escola de Cultura, Fé e Política

Estão abertas as inscrições para a Escola de Cultura, Fé e Política da Aras-Cáritas. As aulas terão início dia 08 de março e serão realizadas às quartas-feiras, das 20h às 22h30 no prédio do Centro Pastoral Arquidiocesano (CEPA), em Mar

O objetivo da escola é contribuir com a formação e o protagonismo de cristãos por meio da reflexão bíblica, teológica, filosófica e sociológica em espaços consultivos e\ou deliberativos na defesa da vida, em suas diferentes formas e níveis para a construção de uma  sociedade mais justa, solidária e democrática.

Outras informações e inscrições pelo telefone: 44 3263 4887.

DADOS GERAIS:

INSTITUIÇÃO PROMOTORA: ARAS CÁRITAS- Associação de Reflexão e Ação Social

CNPJ: 08.197.406/0001-18

ENDEREÇO:RuaVereador Joaquim Pereira de Castro, 267 - Vila Santo Antônio

CEP:  87030-170                                                   TELEFONE: 44 3263 4887

EMAIL: arasmaringa@gmail.com

CIDADE: Maringá                            ESTADO: Pr

CARGA HORÁRIA: 96 (noventa e seis) horas no primeiro ano e 96 horas no segundo ano

DIA: quarta-feira

HORÁRIO: 20h00 às 22h30.

VALOR: R$ 20,00

3. OBJETIVOS

Objetivo geral:

Contribuir com a formação e o protagonismo de pessoas cristãs, ou não, a partir da reflexão bíblica, teológica, filosófica e das ciências sociais, de maneira que tais pessoas possam participar ativa e eficazmente em espaços consultivos e\ou deliberativos da esfera pública ou privada e assim contribuir na defesa da vida, em suas diferentes formas e níveis, ena construção de uma sociedade mais justa, solidária, democrática e plural.

Objetivos específicos:

Fomentar espaços de debate e reflexão crítica nas relações entre cultura, fé e política para o fortalecimento de princípios e valores cristãos.

Contribuir na formação de assessores\as, lideranças cristãs para o protagonismo e fortalecimento das comunidades, pastorais, movimentos sociais e populares.

Reconhecer os vários espaços das funções públicas, eletivas ou não, no campo da política partidária ou das organizações comunitárias, em vista do exercício da cidadania e do bem comum.

Integrar o ensino, a pesquisa e a extensão com as demandas sociais por meio do comprometimento dos participantes do curso em atividades que promovam o desenvolvimento local e\ou da região.

DOS MÓDULOS

1º Ano:

1º Módulo (Março): Relações entre Cultura, Fé e Política na Bíblia

2º Módulo (Abril): Igreja e Sociedade I: Do início do Cristianismo ao surgimento da Doutrina Social da Igreja.

3º Módulo (Maio): Igreja e Sociedade II: Introdução à Doutrina Social da Igreja.

4º Módulo (Junho): A organização social da Igreja no Brasil.

5º Módulo (Agosto): A organização política no Brasil e o papel dos sindicatos e movimentos sociais.

6º Módulo (Setembro): Políticas Públicas: Seguridade Social, política de educação e controle social.

7º Módulo (Outubro): A região Metropolitana e suas dinâmicas territoriais.

8º Módulo (Novembro): O Papel da leiga e do leigo na Igreja e na sociedade.

2º Ano:

1º Módulo (Março): Os Princípios da Doutrina Social da Igreja.

2º Módulo (Abril): Ecologia Integral I: Dinâmicas internacionais e os processos de migração e refúgio.

3º Módulo (Maio): Ecologia Integral II: Cultura da Paz e da não violência.

4º Módulo (Junho): Ecologia Integral III: A questão agrária na Bíblia e o contexto agrário contemporâneo no território da Arquidiocese de Maringá.

6º Módulo (Setembro): Os meios de comunicação e sua influência na cultura, na fé e na política.

7º Módulo (Outubro):Ecologia Integral IV: Economia Solidária, Associativismo e Cooperativismo.

8º Módulo (Novembro): Juventudes, dinâmicas e políticas públicas.