Pe. Emílio Clement Scherer

Nascimento: 01/05/1889

Falecimento: 30/08/1970

Ordenação: 00/00/0000

Emílio Clemente Scherernasceu na província de Alsácia, na Alemanha, em 1888. Ele migrou para o Brasil no ano de 1938, para fugir do nazismo. No novo país, instalou-se na cidade de Rolândia-PR.

Sua vinda foi complexa e ainda é recheada de detalhes à serem analisados. Segundo relatos e documentos, o Pe. Emílio C. Scherer, ainda na Alemanha, soube do Paraná por meio da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). Como o nazismo perseguia opositores, Scherer negociou com a Companhia uma compra de lotes "mascárada". Isto é, ele comprou cotas da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, de propriedade da CTNP, e chegando ao estado, trocou os valores das ações em lotes.

É considerado o primeiro padre de Maringá. Foi ele que edificiou aprimeira capelada cidade - a Capela São Bonifácio - em um local de 400 alqueires. Emílio Scherer pode ser considerado um empreendedor, pois ainda instituiu uma olaria e uma hospedaria/convento em sua fazenda. Este ponto, tempos depois com a sua partida, ficou conhecido como a Fazenda dos Padres Palotinos. 

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Marnigá / Acervo Maringá Histórica.