05 de Fevereiro de 2018

"Cada comunidade uma nova vocação"

Há escassez de vocações atualmente na Igreja? A solução para esta realidade está no Evangelho: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). Assim, acreditando no Evangelho, como Igreja unida, como um único corpo, nós iremos pedir ao Senhor da Messe, com entusiasmo e fé, uma nova vocação para cada comunidade.

A sua comunidade já ofereceu vocações para a Igreja? Agora é a hora! As vocações para o sacerdócio, a vida consagrada, a família, a missão… todas têm sua origem em Deus, mas também são frutos da comunidade que reza. O Papa Francisco acredita nisso: “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos são convencidos disso”. O Documento de Aparecida (n. 314) afirma que “as vocações são dom de Deus e, por isso, em cada diocese, não devem faltar orações especiais ao Dono da messe”.

Assim, propomos que, possivelmente, todos os encontros da Igreja, todas as reuniões de Pastorais, Movimentos Eclesiais, Organismos e Serviços, grupos de reflexão, assim como todas as celebrações comecem ou terminem com uma dezena do rosário, conscientemente, pelas vocações. Antes da celebração da Palavra ou da Santa Missa, onde for possível, rezem-se as cinco dezenas.

É algo ousado? Sim! Esta forma intensa de oração manifesta a nosso ardor e o desejo de colocar em prática, com coragem, uma frase do Evangelho.

O Papa Francisco colocou um cartaz sobre a porta de seu escritório com a seguinte informação: É proibido lamentar-se! O Papa e todos nós percebemos que se criou na Igreja em geral e em nossas comunidades um costume de reclamar, de se lamentar, de falar mal uns dos outros. E isso não vem do Evangelho. Pelo contrário, como Maria de Nazaré diante de Izabel, temos tantas coisas bonitas para partilhar!

Propomos então, usar todos os meios de comunicação à nossa disposição, em especial as redes sociais, para divulgar vídeos que mostram a beleza do chamado de Deus, testemunhos de quem vive sua vocação com alegria. O bem quando é comunicado gera vida e alegria em outras pessoas e lugares. Ao invés, a reclamação quando é comunicada produz tristeza. Como poderia um jovem querer tornar-se sacerdote se, repetidas vezes, escuta as pessoas falarem mal dos padres?

Na Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação nós divulgaremos aquilo que é positivo, os fatos bonitos, que são tantos! Queremos que a alegria do Evangelho contagie muitos corações.

A Ação Evangelizadora está alinhada com o Sínodo que acontecerá em outubro de 2018 com o seguinte tema: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Está em sintonia também com a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em janeiro de 2019 no Panamá e tem como tema Maria e a vocação. E por fim, a Ação Evangelizadora terá um tempo forte durante o Ano Nacional Vocacional em 2019, culminando com o Congresso Nacional Vocacional.

Vamos juntos rezar pelas vocações. Deus abençoe!

Dom Anuar Battisti