18 de Julho de 2016

"A juventude na terra de João Paulo II"

Cerca de 35 jovens e dois padres da Arquidiocese de Maringá embarcaram na semana passada para a Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016, na Polônia. Além da delegação oficial da Arquidiocese de Maringá, outros grupos de Maringá e municípios da região também estão a caminho da JMJ.

A Jornada Mundial da Juventude também conhecida como JMJ é um evento religioso instituído pelo papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Em 2013 mais de três milhões de pessoas participaram da JMJ no Rio. Em 2016 a JMJ será realizada de 26 e 31 de julho na terra de João Paulo II, com a presença do papa Francisco.

Cracóvia tem um significado mais que especial para a juventude católica. É a terra de um santo do nosso tempo. É a casa de Karol Wojtyla, o papa que enfrentou o comunismo opressor que feriu o povo polonês. É o papa que mudou a história do mundo, que levou Cristo aos confins da Terra e conquistou povos de diferentes culturas.

Nós tivemos o privilégio de viver no tempo de João Paulo II e por isso esta JMJ será cheia de significados. Estamos felizes por ter tantos jovens nossos indo a este encontro, e sabemos que os frutos já são visíveis. Enquanto vivenciamos um tempo difícil, de tanto barulho, de tanta confusão, por outro lado temos um caminho de esperança, de jovens engajados e em busca da santidade. Essa é uma realidade muito forte em nossas igrejas: jovens que buscam a santidade como proposta de vida. É lindo.

Neste Ano Santo da Misericórdia, os jovens que vão à Polônia vão fazer uma experiência sobrenatural com a misericórdia do Pai. Ele que derrama o Seu Amor sobre toda a humanidade, sempre. Nunca deixa de amar os seus.

Tenho ouvido muitos relatos de jovens deprimidos, angustiados, em profunda tristeza por tantos motivos: econômicos, familiares, afetivos. A confusão sexual também tem provocado muita tristeza nos jovens. O que tenho dito a cada um que encontro é para que confiem na infinita misericórdia de Deus e não deixem de caminhar. Precisamos sempre caminhar, com esperança e alegria. Nestes dias, gostaria que você leitor dedicasse um tempinho seu para prestar atenção nos discursos do papa durante a JMJ. Vamos viver este momento de esperança pra humanidade. Não podemos nos deixar vencer pela cultura da morte. Somos pela cultura da vida, da misericórdia. Que Deus abençoe a sua semana e de todos os seus familiares! “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5:7)

Dom Anuar Battisti