Reflexão litúrgica: segunda-feira, 16/12/2024, III Semana do Advento

15 de Dezembro de 2024

"Reflexão litúrgica: segunda-feira, 16/12/2024, III Semana do Advento"

JESUS É AUTORIDADE DO PAI, SEU PODER NOS CURA E NOS RENOVA 

Na Liturgia desta segunda-feira, III Semana do Advento, na 1ª Leitura (Nm 24,2-7.15-17a), vemos um questionamento: Quem poderá desafiar um povo que luta para realizar o projeto de Deus? Ele é abençoado e conseguirá a vitória sobre os inimigos. 

O texto primitivo mostrava na estrela a chegada de grupos marginalizados que iriam construir uma nova sociedade. Mais tarde, a estrela passou a indicar o rei Davi, visto como o ideal da autoridade política, pois ele libertou o povo dos inimigos e o reuniu para viver conforme a justiça e o direito. O Novo Testamento vê esse ideal realizado em Jesus Cristo, o descendente de Davi. 

No Evangelho (Mt 21,23-27), as autoridades querem saber com que autoridade Jesus critica e destrói a estrutura que eles defendem. Jesus devolve a provocação, e os chefes não sabem como responder, porque de qualquer maneira ficariam desmoralizados. João Batista era reconhecido como profeta, e seu batismo vinha de Deus. Assim, Jesus dá a entender que também a sua autoridade vem de Deus. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.  


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá-PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi-PR