Reflexão litúrgica: quinta-feira, 30/01/2025 – III Semana do Tempo Comum

29 de Janeiro de 2025

"Reflexão litúrgica: quinta-feira, 30/01/2025 – III Semana do Tempo Comum"

“O SENHOR É A MINHA FORÇA E O MEU ESCUDO, NELE O MEU CORAÇÃO CONFIA” (Sl 28,7) 

Na Liturgia desta quinta-feira, 3ª Semana do Tempo Comum, na 1ª Leitura (Hb 10,19-25), o apóstolo Paulo nos diz que doravante, o caminho que leva os homens para Deus é a pessoa de Jesus, através de sua atividade e sacrifício. No Batismo, os cristãos se unem à pessoa de Jesus Cristo. E essa união se manifesta concretamente pelo testemunho ativo que transforma a sociedade e pela partilha e vida fraterna em clima de comunidade. Aliás, essa partilha é que sustenta o testemunho. E a união com Jesus e com os irmãos manifesta a comunhão com Deus, que se completará quando formos introduzidos no descanso definitivo, no Dia do Senhor. 

No Evangelho (Mc 4,21-25), Jesus inicia sua atividade na Galileia, lugar dos desprezados, pisados e excluídos, região distante do centro econômico, político e religioso do seu país. Neste ambiente, Jesus se torna presença de luz. A esperança da salvação se inicia justamente numa região da qual nada se espera. Ali Jesus chama à conversão, isto é, inaugura o seu Reino. 

É do sofrimento, do cotidiano, de dentro da escuridão da vida e da dureza das situações que Deus chama a perceber sua luz. A fé sempre será o verdadeiro remédio para os males do mundo. 

Seguir Jesus implica deixar as seguranças que possam impedir o compromisso com uma ação transformadora. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá-PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi-PR