Reflexão litúrgica: sexta-feira, 31/01/2025 – III Semana do Tempo Comum, Memória de São João Bosco, presbítero

30 de Janeiro de 2025

"Reflexão litúrgica: sexta-feira, 31/01/2025 – III Semana do Tempo Comum, Memória de São João Bosco, presbítero"

O REINO É DE DEUS: NÃO É A AÇÃO DO SER HUMANO QUE PRODUZ O REINO, MAS O PRÓPRIO PODER DE DEUS, INVISÍVEL E ESCONDIDO COMO A VIDA DA SEMENTE 

Na Liturgia desta sexta-feira, 3ª Semana do Tempo Comum, na  Leitura (Hb 10,32-39), vemos que iluminados pelo Batismo, os fiéis optaram por Cristo; por isso enfrentam muitas dificuldades, mas o momento não é de perder a coragem. O encontro com o Senhor que vem é a recompensa para todos aqueles que perseveram. 

O Evangelho (Mc 4,26-34) retrata que, embora, nas comunidades, haja crises, obstáculos, hostilidades e resistências, mesmo assim, vale a pena continuar semeando. Não devemos ser imediatistas, mas ser perseverantes. A semente tem uma força por si mesma e se torna árvore frondosa, esta semente é o Reino de Deus.  

O crescimento do Reino ultrapassa nossas fragilidades, não se baseia na eficiência de nossas organizações, de nossas inúmeras atividades e programas bem elaborados. O Reino de Deus se torna realidade quando escutamos sua Palavra, quando somos humildes, quando vivemos em oração e pedimos a sua graça (grão de mostarda). 

Enfim, nossa esperança no Reino de Deus não é um risco, mas certeza, como diz a canção: “Põe a semente na terra, não será em vão, não te preocupe a colheita, plantas para o irmão”. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá-PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi-PR