Reflexão litúrgica: segunda-feira, 03/02/2025 – IV Semana do Tempo Comum, Memória de São Brás, bispo e mártir (Bênção da garganta)

02 de Fevereiro de 2025

"Reflexão litúrgica: segunda-feira, 03/02/2025 – IV Semana do Tempo Comum, Memória de São Brás, bispo e mártir (Bênção da garganta)"

A SOCIEDADE QUE PÕE QUALQUER COISA ACIMA DA VIDA HUMANA É SOCIEDADE QUE REJEITA JESUS 

Na Liturgia desta segunda-feira, 4ª Semana do Tempo Comum, na 1ª Leitura (Hb 11,32-40), vemos que a fé cristã tem suas raízes no povo do Antigo Testamento. Escrevendo a cristãos temerosos diante das perseguições, o autor mostra que eles são os herdeiros da história do povo eleito. Lendo-a, os cristãos poderão descobrir modelos de fé viva, que levou o povo de Deus a construir a história em direção a Cristo.  

No Evangelho (Mc 5,1-20), vemos que em terra estrangeira, Jesus encontra alguém que reúne em profundidade muitos efeitos e formas de dominação: o espírito que habita essa pessoa se chama legião, nome das temíveis tropas do exército romano. A intervenção libertadora de Jesus envia a Legião para o fundo do mar, recordando o destino do exército egípcio que perseguia os hebreus liderados por Moisés. Mas há tantos acostumados com a dominação, que não podem suportar que alguém como Jesus permaneça entre eles. A atitude dos que pedem que Jesus vá embora é a mesma de uma sociedade que valoriza mais a posse dos bens do que a libertação dos alienados e escravizados. Em primeiro lugar, Deus quer que o homem viva. A sociedade que põe qualquer coisa acima da vida humana é sociedade que rejeita Jesus. Ficará na região o testemunho vivo daquele homem restaurado em sua dignidade, e que se tornará anunciador da libertação proporcionada pela ação de Jesus.  


Hoje celebramos, também, a Memória de São Brás, bispo e mártir  

Brás, bispo de Sebaste, na Turquia, foi uma das últimas vítimas das perseguições romanas (ano 316). Seu culto popularíssimo prende-se à bênção da garganta, em lembrança de um milagre que a tradição lhe atribui: teria salvado uma criança que morria sufocada por ter engolido uma espinha de peixe. 

Bênção da garganta e Oração de São Brás 

Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger as pessoas contra as doenças da garganta e outros males, afastai de nós as doenças que nos afligem (fazer o pedido). 

Conservai a nossa garganta sadia e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Com a graça de Deus e com a Vossa ajuda, prometemos esforçar-nos, ó glorioso Mártir São Brás, para que a fala que sair da nossa garganta seja sempre: 

De verdade e não de mentira; 

De justiça e não de calúnia; 

De bondade e não de aspereza; 

De compreensão e não de intransigência; 

De perdão e não de condenação; 

De desculpa e não de acusação; 

De respeito e não de desacato; 

De conciliação e não de intriga; 

De calma e não de irritação; 

De desapego e não de egoísmo; 

De edificação e não de escândalo; 

De ânimo e não de derrotismo; 

De conformidade e não de lamúrias; 

De amor e não de ódio; 

De alegria e não de tristeza; 

De fé e não de descrença; 

De esperança e não de desespero. 

São Brás, intercedei diante de Deus por nós, por nossas famílias e por todos os que sofrem dos males da garganta. Que por nossas palavras possamos bendizer a Deus e cantar os seus louvores. 

São Brás, rogai por nós! 

Ó Deus, por intercessão de São Brás bispo e mártir, nos livre dos males da garganta e de toda e qualquer doença. Amém. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá-PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi-PR