Reflexão litúrgica: segunda-feira, 10/02/2025 – V Semana do Tempo Comum, Memória de Santa Escolástica, virgem

09 de Fevereiro de 2025

"Reflexão litúrgica: segunda-feira, 10/02/2025 – V Semana do Tempo Comum, Memória de Santa Escolástica, virgem"

DEUS CONTEMPLOU TUDO O QUE TINHA FEITO, E EIS QUE ERA TUDO MUITO BOM 

Na Liturgia desta segunda-feira, 5ª Semana do Tempo Comum, veremos na 1ª Leitura (Gn 1,1-19), que a narrativa da criação não é um tratado científico, mas um poema que contempla o universo como criatura de Deus. O autor afirma que existe um único Deus vivo e criador e que a natureza não é divina, nem está povoada por outras divindades. Importante notar que a criação toda é marcada pelo selo de Deus: “Viu que era bom... muito bom”. 

Na Narração da criação do mundo o cristão vê uma mensagem fundamental. Deus é o criador de tudo que existe e, inversamente, tudo que existe, ou é Deus, ou é de Deus: foi criado por ele. Daí provém a bondade radical do mundo, sua solidez e a esperança no seu futuro: Deus é solidário com tudo o que criou, ele é aquele que ama tudo o que vive e o conduz, dia após dia, à realização plena e final. Junto com ele, o cristão pode ser profundamente otimista: Deus contemplou tudo o que tinha feito, e eis que era tudo muito bom. 

No Evangelho (Mc 6,53-56), vemos que Jesus continua sua ação libertadora, comprometido com a vida plena das pessoas, as pessoas sabem que podem confiar nele, e não deixam de procurá-lo.  


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.  


Pe. Leomar Antonio Montagna  

Presbítero da Arquidiocese de Maringá-PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi-PR