O SER HUMANO COMEÇA A COMPREENDER O SENTIDO DO UNIVERSO E DA HISTÓRIA QUANDO SE COMPROMETE COM DEUS E SEU PROJETO
Na Liturgia desta segunda-feira, 7ª Semana do Tempo Comum, na 1ª Leitura (Eclo 1,1-10), vemos que a sabedoria se origina em Deus, que a derrama em toda a criação, como segredo do projeto divino. O ser humano começa a compreender o sentido do universo e da história quando se compromete com Deus e seu projeto.
A Sabedoria é a primeira criatura de Deus, uma espécie de arquiteto que a acompanhou e inspirou em toda a sua atividade criadora. Pode-se dizer, portanto, que ela é o?sentido vital?que Deus imprimiu a toda a criação. Observando o mundo e a história, a humanidade pode encontrá-la e tomar consciência dela, tomando-a como guia para a realização da vida.
No Evangelho (Mc 9,14-29), vemos que os discípulos de Jesus só poderão ajudar os seres humanos a discernir a realidade (ouvir) e dizer a palavra transformadora (falar) se estiverem plenamente convictos de que Deus quer realizar uma sociedade justa. A oração exprime a união íntima com Deus e com o seu plano, porque Deus pode desalienar a pessoa humana, vencendo o mal.
Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.
Pe. Leomar Antonio Montagna
Presbítero da Arquidiocese de Maringá-PR
Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi-PR




