“JESUS NASCERÁ DE MARIA, PROMETIDA EM CASAMENTO A JOSÉ, FILHO DE DAVI.” (Mt 1,18-24)
A liturgia do quarto Domingo do Advento nos mostra a ação direta de Deus na história da salvação. Mesmo com o pecado da desobediência no início da criação, com Adão e Eva, Deus não abandona Seu povo. Por meio de Maria e pelo poder do Espírito Santo, Deus envia o Salvador. O “sim” e a obediência de Maria e de José — que a acolhe como esposa — servem à proposta do Reino e mudam para sempre a história da humanidade.
Emanuel, o Deus Conosco, que se encarna no seio da Virgem Maria, desce ao encontro do Seu povo e se dá verdadeiramente a conhecer. Um Deus que vem caminhar conosco, amar, ensinar, perdoar, curar as nossas feridas e se entregar na cruz por amor. Um Deus que vem apresentar um novo jeito de viver: o Reino de Deus, a Nova Aliança. Um Reino em que, acolhendo a Boa Nova, aprenderemos a viver o amor, a justiça, a partilha e a caridade.
Que este Natal seja um profundo encontro com o Emanuel. E que, a partir dessa experiência com a pessoa de Cristo, desse “Deus Conosco”, possamos levar e apresentar esse projeto a todos os nossos irmãos e irmãs.
Diác. Abílio Bocardi
Diácono permanente da Arquidiocese de Maringá
Paróquia São Paulo Apóstolo, Sarandi
Reflexão do Evangelho publicada na Revista Maringá Missão Ed 312, Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026.




