Reflexão: Liturgia da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José , Ano A – 28/12/2025

26 de Dezembro de 2025

"Reflexão: Liturgia da Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José , Ano A – 28/12/2025"


"LEVANTA-TE, PEGA O MENINO E SUA MÃE FOGE PARA O EGITO." (Mt 2,13-15.19-23)

Celebrar a Sagrada Família é celebrar o amor, o exemplo e o modelo a ser seguido. 

A liturgia de hoje é uma verdadeira riqueza, que nos leva a pensar a família como uma pequena comunidade de fé, encontro e fraternidade. No Livro de Eclesiástico Deus honra o pai nos filhos e confirma a autoridade da mãe sobre os mesmos. Ensina atitudes práticas para os filhos em relação aos pais, pois os que honram seus pais alcançam o perdão dos pecados, acumulam tesouros e terão vida longa. 

A Epístola aos Colossenses nos convida a viver a misericórdia, a bondade, a mansidão, a paciência e até mesmo a suportarmo-nos uns aos outros, porque muitas vezes a convivência pode não ser fácil. Infelizmente, hoje vemos muitas famílias destruídas e divididas por causa da incompreensão, do egoísmo e da falta de perdão. 

José e Maria nos ensinam os passos corretos para que o amor e a unidade possam reinar no seio familiar: a escuta, a confiança e a obediência total a Deus. José estava sempre atento aos sinais de Deus e prontamente atendia o Senhor. Que a nossa obediência à Palavra assemelhe nossas famílias à Sagrada Família de Nazaré e as torne meio de santidade e salvação. 


“Jesus, Maria e José, nossa família Vossa é”. 


Diác. Abílio Bocardi 

Diácono permanente da Arquidiocese de Maringá 

Paróquia São Paulo Apóstolo, Sarandi 


Reflexão do Evangelho publicada na Revista Maringá Missão Ed 312, Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026.