Estátua de Dom Jaime será inaugurada na Praça da Catedral

15 de Março de 2024

Estátua de Dom Jaime será inaugurada na Praça da Catedral

No dia 25 de março, segunda-feira, às 15h, será inaugurada a estátua em homenagem a Dom Jaime Luiz Coelho. Instalada na praça da Catedral, a estátua de bronze, foi feita pelo escultor e artista plástico Edgar Duvivier.


A obra foi financiada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


Dom Jaime Luiz Coelho foi o primeiro Arcebispo de Maringá. Ele morreu em cinco de agosto de 2013, aos 97 anos.


É considerado um dos maiores nomes da história da cidade e do Paraná.


Foi o responsável pela construção da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória.


Idealizou e construiu o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, inaugurado em 1962, na condição de Seminário Menor (curso ginasial) e em 1982, com o Curso de Filosofia, na condição de Seminário Maior.


É considerado fundador da Universidade Estadual de Maringá (UEM), dirigiu a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, primeiro curso superior de Maringá (Ética e Sociologia) e embrião da atual UEM. Foi o primeiro professor Honoris Causa da UEM.


Responsável pela construção da Livraria Católica, depois entregue às religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas); hoje Livrarias Paulinas.


Transformou o Albergue Noturno em Albergue Santa Luíza de Marillac.


Criou o jornal diário Folha do Norte do Paraná.


Criador, com ajuda de católicos italianos de Brescia, do processo de desfavelamento da Vila Vardelina, fazendo com que Maringá seja hoje reconhecida como cidade sem favelas.


Auxiliou na criação da Cocamar (Cooperativa Agroindustrial).


Foi fundador e o primeiro Diretor Presidente do Canal 8, TV Cultura (hoje RPCTV afiliada à Rede Globo).


Participou da criação da ACEMA (Associação Cultura e Esportiva de Maringá).


Trouxe para Maringá o Colégio Marista.


Foi o primeiro presidente do Regional Sul 2 da CNBB.


Em 2003, foi o primeiro a receber a Comenda Américo Marques Dias, maior honraria do empreendedorismo maringaense.


Também liderou o processo de estruturação da Santa Casa de Maringá, quando na década de 1970, passou a administração do hospital para a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora.


Sobre o escultor e artista plástico Edgar Duvivier:


Como escultor, Edgar Duvivier é autor de diversas obras no Brasil e no exterior, como a estátua Princesa Isabel - Av. Princesa Isabel/Av. Atlântica - Rio de Janeiro; estátuas de Nilton Santos, Garrincha, Zagallo, Jairzinho e Túlio Maravilha, todas no Estádio Engenhão; estátuas e bustos dos escritores Lima Barreto, Guimarães Rosa (Belo Horizonte), Thiago de Mello (Manaus), Austregésilo de Athayde e Afrânio Peixoto (Academia Brasileira de Letras); bustos do Cardeal Sebastião Leme e do Engenheiro Heitor da Silva Costa (Corcovado), entre outros.