Dia de Espiritualidade do Setor Família

18 de Março de 2024

Dia de Espiritualidade do Setor Família

O Setor Família da Arquidiocese de Maringá compõe todas as expressões que evangelizam as famílias. Cada um dos movimentos com o seu carisma próprio. No entanto temos muitas atividades que são elaboradas e realizadas em comum, dentre elas a manhã de espiritualidade que teve como tema: Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade humana. O encontro foi realizado nesse domingo, 17, no Auditório São João Paulo II, anexo ao Seminário Arquidiocesano. 

O Arcebispo Dom Frei Severino fez a abertura, destacando a importância de trabalharmos juntos como Setor Família. 

Contamos com a grata presença do padre Rafael Solano e do diácono Beto. Padre Rafael, com sua simplicidade e eloquência falou-nos sobre o documento do Papa Francisco: Amor em Família (Amoris Laetitia). 

A alegria do amor em família é uma experiência cristológica que nos sustenta em nosso caminhar por este mundo, cheio de percalços, desafios, dores e desilusões, por isso este tesouro da “alegria do amor” o levamos em “vasos de barro”. 

Quando Jesus está no centro nos abre à esperança, de que mesmo diante de situações adversas podemos acolher, acompanhar, discernir e integrar. Quem nunca se sentiu frágil e com muitas debilidades em relação ao amor? 

Depois do café partilhado, o diácono Beto fez a reflexão sobre a Lectio Divina, explicando passo a passo este bonito caminho de oração e encontro com Deus.

Que a Sagrada Família de Nazaré nos ajude para que compreendamos que toda família é chamada a ser “igreja doméstica” e nos tornemos em Cristo eternamente bem-aventurados. 

Anima una et cor unum in Deum.


Padre Salvador Aparecido 

Assessor eclesiástico do Setor Família da Arquidiocese de Maringá