5ª Celebração dos Mártires em honra a São Oscar Romero

19 de Março de 2024

5ª Celebração dos Mártires em honra a São Oscar Romero

Sábado, 23 de março às 19h30

Na Ocupação Dom Helder Câmara, no Residencial Golden Vile, Av. Independência, na Cidade de Paiçandu.

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Maringá convidam para a 5ª Celebração dos Mártires em honra a São Oscar Romero. Um momento de mística para esperançar uma missão de amor, de esperança, de resistência, de um mundo novo. Esperançar horizontes de possibilidades com ousadia e coragem cultivando a utopia em realidades difíceis e assim a exemplo de São Oscar Romero não deixar adormecer o profetismo do Reino de Deus.

Dom Oscar Romero, Bispo dos pobres, uma história de fé e de compromisso para com o Reino de Deus. Em suas homilias dominicais denunciava as inúmeras violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou publicamente sua solidariedade com as vítimas da violência política. Na homilia de 11 de novembro de 1977, Dom Romero afirmou: "A missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra sua salvação".

Convidamos vocês, para nos encontrar para celebrar a mística que envolve a vida de Oscar Romero, a “causa do Reino”, as causas dos diversos rostos da exclusão social e a resistência na busca dos direitos sociais e dos direitos humanos que são roubados.

Convidamos vocês, para nos encontrar para celebrar a mística que envolve a vida de Oscar Romero que reaviva o anseio por justiça e profecia a serviço da vida, e pôr-se a ouvir e a juntar-se aos gritos que ecoam das oprimidas e oprimidos; dos pobres; das excluídas e excluídos e colocar-se nas lutas por um mundo de paz, de igualdade e justiça. Toda luta, toda organização em prol a estas causas é um ato de amor.

Como ação social, a campanha de arrecadação de alimentos, que fraternamente serão doados às famílias da ocupação Dom Helder Câmara.

Ocupação Dom Helder Câmara

A Ocupação Dom Helder Câmara na cidade de Paiçandu é resultado de termos o direito à cidade, mas milhões de pessoas vivem sem teto ou em condições precárias de habitação. Essa realidade mostra que a ocupação compõe a luta por moradia, que é justa. A ocupação se deu no Residencial Golden Vile, abandonado há mais de nove anos e tornou-se um local onde se praticava diversos tipos de crimes. Hoje a Ocupação abriga mais de 200 famílias. Limpo e revitalizado o local cumpre sua função social.

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

Assessora das CEBs da Arquidiocese de Maringá