Reunião contou com 28 participantes para avaliar a caminhada, partilhar experiências e planejar as atividades vocacionais de 2027
Nos dias 15 e 16 de outubro, aconteceu a Reunião Ordinária das Coordenações Diocesanas do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV-PV) do Regional Sul 2 da CNBB. O encontro foi realizado no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR), e contou com a participação de 28 representantes, vindos de 14 dioceses do Paraná.
A programação proporcionou momentos de avaliação da caminhada vocacional, partilha de experiências e reflexão sobre as orientações da Igreja. Também foram discutidos projetos e organizadas as atividades previstas para 2027.
Segundo o coordenador regional do SAV-PV, padre Roberto Cesar de Oliveira, da diocese de Campo Mourão (PR), a reunião anual permite que coordenadores e assessores diocesanos dialoguem sobre o trabalho desenvolvido no Paraná. “Temos um momento de avaliação, de reflexão sobre como está a nossa caminhada e depois temos um momento de partilha sobre aquilo que a Igreja nos orienta para o futuro”, explicou.
O bispo de Foz do Iguaçu e referencial para o SAV-PV no Regional Sul 2, dom Sergio de Deus Borges, participou do encontro e conduziu uma reflexão sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Na sequência, a equipe de coordenação regional trabalhou com os participantes os projetos futuros e a organização das ações para o próximo ano. A reunião favoreceu a troca de experiências entre as dioceses e o planejamento conjunto da animação vocacional no Paraná.
Por Jorge Teles – Jornalista da Diocese de Guarapuava
CNBB Regional Sul 2 | 20/10/2026




