Reflexão litúrgica: segunda-feira, 13/11/2023, 32ª Semana do Tempo Comum

12 de Novembro de 2023

"Reflexão litúrgica: segunda-feira, 13/11/2023, 32ª Semana do Tempo Comum"

O ESPÍRITO DO SENHOR ENCHE TODA A TERRA E HABITA NO CORAÇÃO DOS SERES HUMANOS 

Na Liturgia desta segunda-feira, 32ª Semana do Tempo Comum, na 1ª Leitura (Sb 1,1-7), vemos que a Sabedoria é apresentada como dom de Deus. Como dom de Deus, exige de quem deseja recebê-la o amor à justiça, que é também conformidade à vontade de Deus, a busca de Deus, isto é, a união com ele. Como atributo divino, a Sabedoria é chamada espírito santo, mestra da conduta moral para os seres humanos. Na criação a sabedoria tem a tarefa de harmonizar e unificar todas as coisas. 

A Sabedoria não é matéria de ensinamento universitário; vem do alto. É um dom, mas exigente. Não vinga em quem não é humilde e puro. Não vem de nós, vem de Deus entre nós. Se formos capazes de manter sua presença por meio de nossa transparência, sua luz brilhará em nós. Os problemas que outrora pareciam confusos, adquirem sentido. “Manifestar-me-ei a quem me ama” (Jo 14,21). 

No Evangelho (Lc 17,1-6), Lucas reúne aqui sentenças de Jesus sobre o escândalo, a correção fraterna, o perdão, o poder da fé e a necessidade de estar desinteressadamente a serviço de Deus. São atitudes fundamentais para a vida do discípulo de Jesus. 

As pessoas não devem pensar só em corrigir-se mutuamente; mas sobretudo aprender a sempre perdoar. E devem ao mesmo tempo pedir o aumento daquela fé que, à feição do poder misterioso de Deus, é capaz de realizar enormes prodígios em cada pessoa e no seio da comunidade. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR