Reflexão litúrgica: terça-feira, 05/12/2023, 1ª Semana do Advento

04 de Dezembro de 2023

"Reflexão litúrgica: terça-feira, 05/12/2023, 1ª Semana do Advento"

DEUS SE REVELA E SE COMUNICA COM AS PESSOAS QUE ACEITAM O DOM DO REINO 

Na Liturgia desta terça-feira, 1ª Semana do Advento, na 1ª Leitura (Is 11,1-10), vemos que o sonho do profeta Isaías é que todos sejam revestidos do Espírito do Senhor, não só o Messias. Isaías tem consciência de que isso traria boas consequências: superação da desconfiança, do medo do outro; superação de um mundo triste, desumano, neurótico; superação de ver no outro um inimigo do qual temos que nos proteger. O profeta sonha com um mundo onde todos possam se relacionar como família de irmãos queridos, onde seja “um por todos, todos por um, todos por todos, o tempo todo”. 

O profeta expressa esse sonho usando uma linguagem com símbolos radicais, ele visa uma sociedade ideal: sem medo, sem inimigos, sem ameaças. Esta utopia, desejo do coração, deve acontecer na história. Devemos caminhar para um mundo reconciliado que seja realmente a morada de Deus. 

No Evangelho (Lc 10,21-24), vemos que Jesus tomado pelo espírito, surpreende em sua oração agradecendo ao Pai porque sábios e entendidos não compreendem sua mensagem sobre o Reino. Se a entendessem, tratariam de desvirtuá-la e moldá-la de acordo com seus próprios interesses. Quem a compreende são os pobres, para os quais o Messias tem uma boa notícia de libertação, de vida plena com o acesso a Deus. E Jesus não só reza, mas também chama a atenção dos discípulos para a grandiosidade de sua obra libertadora, que eles estão tendo o privilégio de testemunhar e que deverão espalhar por todos os cantos. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR