Reflexão litúrgica: quarta-feira, 13/12/2023, 2ª Semana do Advento – Memória de Santa Luzia, virgem e mártir

12 de Dezembro de 2023

"Reflexão litúrgica: quarta-feira, 13/12/2023, 2ª Semana do Advento – Memória de Santa Luzia, virgem e mártir"

O SENHOR DÁ FORÇAS A QUEM ESTÁ CANSADO 

Na Liturgia desta quarta-feira, 2ª Semana do Advento, na 1ª Leitura (Is 40,25-31), vemos que os exilados caíram no desânimo e pensam que o Senhor os abandonou, isso se torna empecilho para que o novo êxodo se realize. O profeta mostra que o mesmo Deus eterno que criou o mundo é quem dá força ao cansado e firmeza aos fracos: Ele sustenta todos aqueles que nele confiam. 

No Evangelho (Mt 11,28-30), vemos que a mensagem do Reino anunciado por Jesus e a justiça de Deus, são os pobres que a compreendem, as ovelhas sem pastor que escutam a voz do Espírito. Eles descobrem que a mensagem do Messias é de libertação dos pesos que impedem a vida plena e que dificultam o acesso a Deus. 

Com sua palavra e ação, Jesus revela a vontade do Pai, que é instaurar o Reino. Contudo, os sábios e inteligentes não são capazes de perceber a presença do Reino e sua justiça através de Jesus. Ao contrário, os desfavorecidos e os pobres é que conseguem penetrar o sentido dessa atividade de Jesus e continuá-la. Jesus veio tirar a carga pesada que os sábios e inteligentes haviam criado para o povo. Em troca, ele traz novo modo de viver na justiça e na misericórdia: doravante, os pobres serão evangelizados e partirão para evangelizar. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR