Reflexão litúrgica: quinta-feira, 14/12/2023, 2ª Semana do Advento, Memória de São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja

13 de Dezembro de 2023

"Reflexão litúrgica: quinta-feira, 14/12/2023, 2ª Semana do Advento, Memória de São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja"

“EU SOU O SENHOR, TEU DEUS, QUE TE SEGURO PELA MÃO” 

Na Liturgia desta quinta-feira, 2ª Semana do Advento, na 1ª Leitura (Is 41,13-20), vemos que a realidade faz o povo se sentir pequeno e frágil, mas o povo oprimido tem sempre um defensor: o próprio Deus, aquele que fez aliança com Abraão e Jacó. Por isso, o povo não deve perder a esperança, pois o Senhor, o Deus protetor e libertador dos oprimidos e escravizados, estará sempre a seu lado para o arrancar de qualquer tipo de escravidão. 

Se a água falta para os pobres e indigentes, Deus em pessoa responderá à necessidade deles, transformando agora a terra seca em rios e o deserto em jardins, um novo paraíso terrestre. 

No Evangelho (Mt 11,11-15), Jesus nos diz que nenhum homem do Antigo Testamento é maior do que João Batista. Entretanto, João pertence ao Antigo Testamento, onde as profecias são anunciadas, e não ao Novo Testamento, onde elas já se realizaram. Jesus também nos fala da violência dos que se opõem à vontade de Deus ele mesmo experimentará em sua missão. 

A missão de João Batista é proclamar o término do tempo de espera e o início de uma nova história, feita por pessoas novas, renovadas no Espírito de Cristo. Essa nova história flui naturalmente da antiga e é sua continuação, mas com um salto de qualidade representado pelo mistério pascal de Cristo, no qual todo fiel é inserido de modo vital. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.  


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR