Reflexão litúrgica: quinta-feira, 07/03/2024 – 3ª Semana da Quaresma

06 de Março de 2024

"Reflexão litúrgica: quinta-feira, 07/03/2024 – 3ª Semana da Quaresma"

JESUS É A FORÇA QUE PRECISAMOS, NELE NÓS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES

Na Liturgia desta quinta-feira, III Semana da Quaresma, vemos, na 1ª Leitura (Jr 7,23-28), que o texto retrata o tempo do rei Joaquim (609-598 a. C.), e se constata uma grande idolatria. O perigo maior, porém, é o Templo e todo o sistema cultural que, em vez de expressar a verdadeira relação com Deus e com o próximo, se torna um véu que encobre todo tipo de injustiça. 

A voz dos profetas, e agora de a de Jeremias, não melhorou a situação moral e religiosa de Israel. O povo não foi fiel a sua vocação e a seus deveres. A recusa de Deus é clara e por isso virão as consequências que serão devastadoras, entre elas o exílio babilônico de todo povo de Israel. 

No Evangelho (Lc 11,14-23), vemos que a cura realizada por Jesus é a mostra mais visível da chegada do Reino de Deus, que faz seres humanos libertos e responsáveis. Para que isso aconteça plenamente, é preciso enfrentar até o fim o poder maléfico, destruidor da vida e da liberdade. Quem não assume esse compromisso se faz adversário de Jesus. 

Na comparação, homem forte é o poder do mal; o homem mais forte é o próprio Jesus, capaz de vencer o mal e libertar-nos. Se vemos em Jesus o filho de Deus, o nosso libertador, então devemos unir-nos a Ele, de todo o coração e para sempre. Não podemos ficar divididos: se não estamos de todo com Ele, estamos contra Ele. Junto dele exige-se de nós coerência absoluta e fidelidade total. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR