Reflexão litúrgica: segunda-feira, 25/03/2024 – Semana Santa

24 de Março de 2024

"Reflexão litúrgica: segunda-feira, 25/03/2024 – Semana Santa"

O SERVO DO SENHOR É TODA PESSOA QUE TEM COMPAIXÃO COM OS QUE SOFREM 

Na Liturgia desta segunda-feira da Semana Santa, vemos, na 1ª Leitura (Is 42,1-7), o primeiro “cântico do Servo do Senhor”. Quem é esse Servo? De início, provavelmente, uma pessoa; depois essa pessoa foi tomada como figura coletiva, sendo aplicada a todo o povo pobre e fiel. O Servo é a grande novidade que Deus prepara: o missionário escolhido que, graças ao Espírito do Senhor, recebe a missão de fazer que surja uma sociedade conforme a justiça e o direito. Ele não submeterá os fracos ao seu domínio, mas o seu agir acabará produzindo uma transformação radical: os cegos enxergarão e os presos serão libertos. Os evangelhos aplicam a Jesus a figura do Servo (Mt 3,17). 

No Evangelho (Jo 12,1-11), vemos que a generosidade em relação a Jesus não está em contradição com o compromisso com os pobres. Por outro lado, a solidariedade para com os pobres não pode ser apenas uma atitude de momento; deve ser a marca da comunidade seguidora de Jesus. 

O texto também relata que para o sistema político e religioso dominantenão basta matar Jesus; é preciso eliminar qualquer vestígio de suja obra libertadora, no caso aqui a vida de Lázaro que Jesus havia ressuscitado (reanimado)


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR