Reflexão litúrgica: Terça-feira na Oitava da Páscoa, 02/04/2024

01 de Abril de 2024

"Reflexão litúrgica: Terça-feira na Oitava da Páscoa, 02/04/2024"

CONVERSÃO: MUDAR DE MENTALIDADE, DEIXAR OS MECANISMOS PERVERSOS E ALIENANTES QUE GERAM DIVISÃO, POBREZA E MORTE  

Na Liturgia desta terça-feira, da Oitava da Páscoa, vemos, na 1ª Leitura (At 2,36-41), que o discurso de Pedro faz com que as pessoas tomem consciência do seu próprio pecado. O que fazer diante disso? Pedro convida a multidão a abraçar a vida nova com Cristo pelo Batismo. 

Diante do anúncio: “levantou a voz e falou”,e da denúncia: “este Jesus que vós crucificastes”, as pessoas tomam consciência do erro a que foram induzidas, percebem que foram envolvidas na trama de poder que levou Jesus a morte. Percebem que, continuando assim, serão sempre alvo de interesse e dominação. “Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram: o que devemos fazer?” Diante da reação do povo arrependido e cheio de desejo de romper com o sistema injusto, Pedro propõe: “Convertei-vos! Salvai-vos dessa gente corrompida!” Muitos mudaram suas atitudes e receberam o batismo. 

As questões que levantamos são as seguintes: Em nossos trabalhos pastorais, conseguimos levar as pessoas a se manifestarem do lado da justiça, da verdade e do bem comum? Nossos objetivos pastorais, sociais e políticos levam as pessoas a se salvarem dos mecanismos perversos e alienantes? Quem viver, verá! 

No Evangelho (Jo 20,11-18), Jesus está vivo, mas não se manifesta de modo físico, como o Mestre durante sua vida na história. Apresentando-nos o encontro de Maria com Jesus, o evangelista João pretende levar-nos a compreender o novo modo de presença do Senhor e, por isso, o novo modo de entrar em contato com ele. Quer além disso, indicar-nos que o novo modo de presença do Senhor entre nós liga-se a seu novo modo de estar com o Pai. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR