Reflexão Litúrgica: Quinta-feira na Oitava da Páscoa, 04/04/2024

03 de Abril de 2024

"Reflexão Litúrgica: Quinta-feira na Oitava da Páscoa, 04/04/2024"

CRISTO É O FUNDAMENTO DA ESPERANÇA, NOSSA FÉ NÃO É Và

Na Liturgia desta quinta-feira, Primeira Semana do Tempo Pascal, vemos, na 1ª Leitura (At 3,11-26), que, em nome de Jesus, Pedro faz andar um paralítico. Isso mostra que Jesus está vivo e continua a agir; é, pois, sinal de que o Pai o ressuscitou. Pedro testemunha Jesus com palavras e gestos e faz um apelo ao arrependimento e à conversão para o perdão dos pecados. A partir deste texto, ficam as seguintes questões: Quem é perigo para a sociedade: Jesus? O Papa Francisco? A CNBB? Ou aqueles que preferiram seguir as orientações e mentiras disparadas pelo “gabinete do ódio” e outras instâncias? As autoridades políticas agiram e agem por quais interesses? Do bem comum?  O povo reconhece que agiu por ignorância e preconceito ou ainda sustenta o projeto de morte? 

No Evangelho (Lc 24,35-48), Jesus nos anuncia a paz: "A paz esteja convosco", paz que significa a tranquilidade da ordem, harmonia consigo, com o outro, com a natureza e com Deus. Diante disso, fica a questão: Que soluções damos aos nossos problemas existenciais? Vivemos simplesmente na matéria ou incluímos a transcendência para guiar e iluminar o nosso agir? 

Outros elementos a considerar nesse texto: 

- Ressurreição é fato, não é imaginação ou somente um acontecimento espiritual; 

- Ressurreição é real, total, Jesus está vivo; 

- Ressurreição é a vida no próprio corpo: sofrido, oprimido, torturado, agora num corpo de luz. Aqui fica uma questão: uma pessoa que viveu mais de cem anos, ao ressuscitar terá qual corpo? De cem anos, de noventa, de cinquenta, de trinta, de dez... terá um corpo de luz; 

- Jesus ressuscitado come junto, comer juntos cria comunhão, os cristãos são companheiros, isto é, comem do mesmo pão; 

- Jesus ressuscitado nos dá a paz, fazer a experiência de Jesus ressuscitado é viver na paz, isto é, na tranquilidade da ordem. Cristo é o fundamento da esperança, nossa fé não é vã; 

- Tocar em Jesus e ficar emocionado não é suficiente para viver a verdadeira fé, é necessário o entendimento: “Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras” (Lc 24,45). É necessário fazer a releitura do Antigo Testamento a partir da ressurreição de Jesus. 

 

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR