Reflexão Litúrgica: Terça-feira, 09/04/2024, II Semana da Páscoa

08 de Abril de 2024

"Reflexão Litúrgica: Terça-feira, 09/04/2024, II Semana da Páscoa"

ANTE A REVELAÇÃO DE JESUS NINGUÉM PODE PERMANECER NEUTRO 

Na Liturgia desta terça-feira da II Semana da Páscoa, vemos, na 1ª Leitura (At 4,32-37), que a Comunidade Cristã é um espaço privilegiado para o encontro com Jesus ressuscitado. O texto mostra o retrato da comunidade continuadora da missão de Jesus. 

Jesus, agora, está vivo nas ações da comunidade e as pessoas aderem a esse novo projeto que traz em si algumas novidades frente à sociedade da época. Essas novidades são: 

A partilha: A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum... Nem havia entre eles nenhum necessitado” (At 4, 32s). 

A igualdade: Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3,28). 

A oração:Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações... Diariamente, todos juntos frequentavam o Templo... Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação” (At 2,42ss). 

A salvação: É para todos. A vontade do Pai é que todos, sem exceção, tenham a vida eterna. 

No Evangelho (Jo 3,7b-15), vemos que Jesus é a testemunha por excelência do Pai. É o Filho do homem, descido do céu; aquele que deve ser exaltado. Ante a revelação de Jesus, não pode a pessoa humana permanecer neutra, mas deve reagir ou com a falta de fé ou com a fé que lhe dá a vida eterna. 

A grande novidade que Deus tem para a humanidade está em Jesus, que vai revelar na cruz a vida nova. Aí ele demonstra o maior ato de amor: a doação de sai própria vida em favor do ser humano. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.  


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi – PR